Educação infantil

A Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Neves, organiza sua proposta, por meio de um currículo, cuja centralidade é a criança pequena e suas especificidades. O trabalho pedagógico se característica pela flexibilidade em seus diferentes formatos e possibilidades, envolvendo a curiosidade e o interesse das crianças, criando assim, condições para que elas conheçam, descubram e deem novos significados às suas experiências. O trabalho na Educação Infantil, considera o conhecimento do cotidiano, o brincar a observação e a interpretação do conhecimento historicamente construído pela humanidade, produzindo assim, sentidos pessoais e coletivos. A proposta educativa apresenta como premissa a ludicidade, a continuidade e a significância do agir e das ações na experiência.
Nossos projetos de estudos e seus objetos de conhecimento, surgem a partir de observações e escuta atenta das professoras, da perspectiva da visão institucional, bem como das necessidades pedagógicas e dos direitos de aprendizagem das crianças. Para cada projeto, existe uma intencionalidade, que requer a mediação do educador que com seu olhar atento, fornece os elementos para a continuidade do mesmo, estimulando a participação e interações, privilegiando as dimensões de ação das crianças para que estas consigam estabelecer relações e desenvolvam a capacidade de interpretar o conhecimento elaborado historicamente pela humanidade e os fenômenos inerentes à vida e à natureza. Compreendemos que os objetos de conhecimento na Educação Infantil apresentam características inaugurais e, como tal, são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Em nossa proposta as crianças descobrem o mundo por meio do movimento e das múltiplas linguagens, elas têm tempo e espaço para brincar, sendo este brincar, condição essencial para a aprendizagem, para o desenvolvimento da autonomia e para a construção de sua identidade. Nossa abordagem valoriza as crianças em suas descobertas e potencialidades, concebe a criança como sujeito ativo e interativo, o qual tem vez e voz em todo o processo de aprendizagem.
Aqui no Colégio das Neves, a criança lê e descobre o mundo por meio do movimento, em campos de experiências e da apropriação e uso das linguagens, valorizando-se cada descoberta e potencialidades conquistadas.

O QUE SE APRENDE E COMO SE APRENDE

O acesso ao conhecimento construindo historicamente pela humanidade e à cultura tem destaque para que possamos selecionar de forma criteriosa o que propomos às crianças. Acessibilidade aos livros, ajudando no despertar do interesse pela leitura, o uso dos diferentes portadores textuais, conhecimentos de obras artísticas e de seus artistas, brincadeiras, jogos colaborativos, corpo e movimento, experiências, observação, diálogo e respeito à natureza, são exemplos do que as crianças tem oportunidade de vivenciar. Nossa proposta se organiza com base no do eixo da experiência interrelacionada, considerando identidade e autonomia, oralidade, registro, representação e conhecimento de mundo. Por meio de projetos e vivências pedagógicas que favorecem o despertar e a curiosidade pelo saber, as crianças passam a ser protagonistas de sua aprendizagem quando perguntam, levantam hipóteses, comparam, buscam informações, falam o que sabem, ouvem e pensam, produzindo e aprendendo.
Os ambientes de aprendizagem vão além da sala de aula, pois a escola dispõe de áreas abertas, bibliotecas, jardins, parques, cozinha, horta, refeitório, quadras, laboratórios, jardim sensorial, dentre outros. Em cada um as crianças vivenciam as diferentes demandas e os espaços comportam a diversidade necessária para que elas estabeleçam relações de significado para tudo aquilo que fazem dentro da escola.

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM AFETIVA E EMOCIONAL

Vivemos cercados de emoções, e é de suma importância pensar e falar sobre elas, pois fazem parte da nossa vida. Na infância, é importante aprendermos a identificar, reconhecer e saber nomear corretamente cada emoção. Em nossa proposta consideramos essencial um ambiente lúdico que permita às crianças expressarem e falarem sobre as suas emoções e o que sentem. Um lugar de experimentação onde elas possam aprender a identificar os sentimentos, tanto em si próprias como em outras pessoas, além de poderem expressá-los de forma adequada e saber como os administrar. Assim, a criança passa a desenvolver as habilidades socioemocionais necessárias para que possa, na continuidade do seu processo de desenvolvimento, aprender a tomar decisões, solucionar conflitos e lidar com situações adversas.

CUIDADOS NA ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

O período de adaptação escolar é determinante para a vivência dos alunos na escola e deve contar com a ajuda das maiores referências de qualquer criança: seus pais. São muitos os detalhes que podem influenciar no comportamento de meninos e meninas no início da vida escolar, especialmente nos primeiros dias de aula. Por isso, nesse momento deve haver uma parceria entre pais e educadores, pois uma relação de confiança influencia na reação da criança nesse processo de adaptação. Para facilitar a integração entre criança, pais e professores, o Neves oferece uma programação especial para receber os novos alunos. É uma semana de oficinas, brincadeiras e diversas atividades lúdicas nas quais as crianças podem conhecer o novo ambiente em que vão crescer. É importante mencionar que a qualidade do acolhimento que a escola propõe influencia notoriamente na adaptação e inserção saudável da criança no ambiente educativo. Como isso se dá de forma gradativa, as atividades realizadas neste período vão sendo ampliadas gradualmente, com a intenção de facilitar o processo de adaptação. Aos poucos, a criança vai se familiarizando com os colegas, profissionais e com o ambiente escolar.

BERÇÁRIO

O berçário do Colégio das Neves tem por objetivo unir educação e puericultura em um ambiente amplo, seguro, ventilado e agradável, garantindo um bom atendimento às necessidades individuais dos bebês a partir dos 4 meses. Dispomos de uma equipe multidisciplinar composta por: nutricionista, odontopediatra, psicóloga, psicomotricista, musicoterapeuta e monitoras com formação em Pedagogia.
A alimentação é oferecida por nutricionista, que elabora um cardápio semanalmente diversificado, seguindo a orientação indicada pelo pediatra da criança. Além disso, é realizada avaliação nutricional de cada criança. Os espaços são organizados para atender os interesses e necessidades das crianças, favorecendo a convivência, o dialogo e o brincar, aguçando a curiosidade e incentivando a exploração e as descobertas. Nossos espaços são composto por ambientes, como: espaço kids, sala de estimulação, sala de psicomotricidade, fraldário, lactário, dormitório, jardim sensorial, solário e ambientes externos . Além dos cuidados essenciais, oferecemos atividades com música, leitura e de exploração tátil, que incentivam o aspecto motor, cognitivo, afetivo e social.


  • Contamos com horários diferenciados:

Integral: 7h às 18h
Semi-integral: 7h às 15h
No turno matutino disponibilizamos o horário de 7h até as 13h e no turno vespertino das 12h até as 18h


TEMPO INTEGRAL

O sistema de Tempo Integral do Colégio Nossa das Neves permite as famílias deixarem suas crianças durante todo o dia na escola, em um espaço físico amplo, seguro e confortável no contraturno escolar. Nesse serviço privilegiamos uma rotina dinâmica planejada para que sejam atendidas suas necessidades cognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras por meio de atividades lúdicas e esportivas. O acompanhamento integral das nossas crianças, dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais qualificados, os quais atuam nas áreas consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento integral.
Nossa Rotina:

Oferecemos três refeições diárias: almoço, lanche da tarde e jantar.

A alimentação é oferecida por nutricionista, que elabora um cardápio semanalmente diversificado. Além disso, é realizada avaliação nutricional de cada criança;

Dispomos de espaço de descanso, necessário para o relaxamento da criança e otimização das atividades;

Acompanhamento pedagógico realizado por professora especialista. As crianças realizam as atividades de casa e retomada de conteúdos trabalhados em sala de aula;

Orientações de higiene pessoal adequada e bons hábitos em todas as suas ações

Oferecemos atividade esportiva de natação, realizada 2 vezes por semana

Oferecemos também: Informática, Expressão artística, Vivências de arte, Musicalização, Horta, Educação nutricional, Atividades lúdicas e recreativas.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Nutricionista Aline Carolina Santos
Projeto “Saúde é o que interessa” está voltado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar, uma vez que tais hábitos devem ser solidificados na infância. O projeto, tem como objetivo avaliar o estado nutricional, bem como a qualidade nutricional dos alimentos industrializados presentes nas lancheiras dos alunos da Educação Infantil, diagnosticando assim, crianças com riscos nutricionais.
Projeto “De olho no desperdício”, em tempos de preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, o cenário atual é de uma produção de alimentos em escala gigantesca, desperdício descontrolado, e milhares de pessoas passando fome, torna-se uma contradição o aumento do índice de desperdício, surgindo uma urgente necessidade de conscientizar, principalmente as crianças sobre a importância de não desperdiçar e utilizar partes do alimento que normalmente são desprezadas pela população, tais como, cascas, talos, folhas e sementes, que possuem alto valor nutricional. Diante dessa realidade, o projeto objetiva estimular práticas sustentáveis entre as crianças da Educação Infantil, desenvolver a preocupação com o ambiente, enfatizar a importância do aproveitamento integral dos alimentos, como também o reaproveitamento dos mesmos.



Serviço de Psicologia Nadja Valesca de Medeiros
​O profissional deste serviço é um dos responsáveis por promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a conscientização e eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, que possam ser geradas pelo contexto em que vive o sujeito, aliado as suas dificuldades singulares. A atuação do psicólogo deverá ser fundamentada na responsabilidade social, análise crítica, histórica e social de cada realidade, seja ela individual ou coletiva. Na Educação Infantil, este profissional atua por meio de observação, análise e intervenção, segundo as necessidades que se apresentem no processo de adaptação escolar, bem como ao longo do processo educativo da criança. Promove escuta e orientações às famílias, além de trabalhar de forma alinhada com a perspectiva pedagógica.

​  

Odontopediatra Priscila Alencar
Contempla atividades educativas de promoção e motivação aos hábitos saudáveis de saúde bucal. Com os objetivos de prevenção da cárie e doença periodontal e que as próprias crianças sejam multiplicadoras das informações partilhadas na escola em seu meio social. As atividades são planejadas de acordo com a fase de desenvolvimento das nossas crianças. Ações desenvolvidas:

  • Escovação supervisionada.
  • Supervisão dos itens de saúde bucal.
  • Cineminha.
  • O amigo fio dental.
  • Os amigos dos dentes.
  • Aplicação tópica de flúor em gel.

A proposta é estruturada por meio de grupos de acordo com os níveis do ensino; planejamento alicerçado aos projetos do ensino regular focando nas artes, brincadeiras direcionadas e não direcionadas, teatro, musicalização e apoio pedagógico.

+Notícias

Ver mais

Depoimentos

Ver mais