A Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Neves, organiza sua proposta, por meio de um currículo, cuja centralidade é a criança pequena e suas especificidades. O trabalho pedagógico se característica pela flexibilidade em seus diferentes formatos e possibilidades, envolvendo a curiosidade e o interesse das crianças, criando assim, condições para que elas conheçam, descubram e deem novos significados às suas experiências. O trabalho na Educação Infantil, considera o conhecimento do cotidiano, o brincar a observação e a interpretação do conhecimento historicamente construído pela humanidade, produzindo assim, sentidos pessoais e coletivos. A proposta educativa apresenta como premissa a ludicidade, a continuidade e a significância do agir e das ações na experiência. Nossos projetos de estudos e seus objetos de conhecimento, surgem a partir de observações e escuta atenta das professoras, da perspectiva da visão institucional, bem como das necessidades pedagógicas e dos direitos de aprendizagem das crianças. Para cada projeto, existe uma intencionalidade, que requer a mediação do educador que com seu olhar atento, fornece os elementos para a continuidade do mesmo, estimulando a participação e interações, privilegiando as dimensões de ação das crianças para que estas consigam estabelecer relações e desenvolvam a capacidade de interpretar o conhecimento elaborado historicamente pela humanidade e os fenômenos inerentes à vida e à natureza. Compreendemos que os objetos de conhecimento na Educação Infantil apresentam características inaugurais e, como tal, são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Em nossa proposta as crianças descobrem o mundo por meio do movimento e das múltiplas linguagens, elas têm tempo e espaço para brincar, sendo este brincar, condição essencial para a aprendizagem, para o desenvolvimento da autonomia e para a construção de sua identidade. Nossa abordagem valoriza as crianças em suas descobertas e potencialidades, concebe a criança como sujeito ativo e interativo, o qual tem vez e voz em todo o processo de aprendizagem. Aqui no Colégio das Neves, a criança lê e descobre o mundo por meio do movimento, em campos de experiências e da apropriação e uso das linguagens, valorizando-se cada descoberta e potencialidades conquistadas.
O acesso ao conhecimento construindo historicamente pela humanidade e à cultura tem destaque para que possamos selecionar de forma criteriosa o que propomos às crianças. Acessibilidade aos livros, ajudando no despertar do interesse pela leitura, o uso dos diferentes portadores textuais, conhecimentos de obras artísticas e de seus artistas, brincadeiras, jogos colaborativos, corpo e movimento, experiências, observação, diálogo e respeito à natureza, são exemplos do que as crianças tem oportunidade de vivenciar. Nossa proposta se organiza com base no do eixo da experiência interrelacionada, considerando identidade e autonomia, oralidade, registro, representação e conhecimento de mundo. Por meio de projetos e vivências pedagógicas que favorecem o despertar e a curiosidade pelo saber, as crianças passam a ser protagonistas de sua aprendizagem quando perguntam, levantam hipóteses, comparam, buscam informações, falam o que sabem, ouvem e pensam, produzindo e aprendendo. Os ambientes de aprendizagem vão além da sala de aula, pois a escola dispõe de áreas abertas, bibliotecas, jardins, parques, cozinha, horta, refeitório, quadras, laboratórios, jardim sensorial, dentre outros. Em cada um as crianças vivenciam as diferentes demandas e os espaços comportam a diversidade necessária para que elas estabeleçam relações de significado para tudo aquilo que fazem dentro da escola.
Vivemos cercados de emoções, e é de suma importância pensar e falar sobre elas, pois fazem parte da nossa vida. Na infância, é importante aprendermos a identificar, reconhecer e saber nomear corretamente cada emoção. Em nossa proposta consideramos essencial um ambiente lúdico que permita às crianças expressarem e falarem sobre as suas emoções e o que sentem. Um lugar de experimentação onde elas possam aprender a identificar os sentimentos, tanto em si próprias como em outras pessoas, além de poderem expressá-los de forma adequada e saber como os administrar. Assim, a criança passa a desenvolver as habilidades socioemocionais necessárias para que possa, na continuidade do seu processo de desenvolvimento, aprender a tomar decisões, solucionar conflitos e lidar com situações adversas.
O período de adaptação escolar é determinante para a vivência dos alunos na escola e deve contar com a ajuda das maiores referências de qualquer criança: seus pais. São muitos os detalhes que podem influenciar no comportamento de meninos e meninas no início da vida escolar, especialmente nos primeiros dias de aula. Por isso, nesse momento deve haver uma parceria entre pais e educadores, pois uma relação de confiança influencia na reação da criança nesse processo de adaptação. Para facilitar a integração entre criança, pais e professores, o Neves oferece uma programação especial para receber os novos alunos. É uma semana de oficinas, brincadeiras e diversas atividades lúdicas nas quais as crianças podem conhecer o novo ambiente em que vão crescer. É importante mencionar que a qualidade do acolhimento que a escola propõe influencia notoriamente na adaptação e inserção saudável da criança no ambiente educativo. Como isso se dá de forma gradativa, as atividades realizadas neste período vão sendo ampliadas gradualmente, com a intenção de facilitar o processo de adaptação. Aos poucos, a criança vai se familiarizando com os colegas, profissionais e com o ambiente escolar.
O berçário do Colégio das Neves tem por objetivo unir educação e puericultura em um ambiente amplo, seguro, ventilado e agradável, garantindo um bom atendimento às necessidades individuais dos bebês a partir dos 4 meses. Dispomos de uma equipe multidisciplinar composta por: nutricionista, odontopediatra, psicóloga, psicomotricista, musicoterapeuta e monitoras com formação em Pedagogia. A alimentação é oferecida por nutricionista, que elabora um cardápio semanalmente diversificado, seguindo a orientação indicada pelo pediatra da criança. Além disso, é realizada avaliação nutricional de cada criança. Os espaços são organizados para atender os interesses e necessidades das crianças, favorecendo a convivência, o dialogo e o brincar, aguçando a curiosidade e incentivando a exploração e as descobertas. Nossos espaços são composto por ambientes, como: espaço kids, sala de estimulação, sala de psicomotricidade, fraldário, lactário, dormitório, jardim sensorial, solário e ambientes externos . Além dos cuidados essenciais, oferecemos atividades com música, leitura e de exploração tátil, que incentivam o aspecto motor, cognitivo, afetivo e social.
Integral: 7h às 18h Semi-integral: 7h às 15h No turno matutino disponibilizamos o horário de 7h até as 13h e no turno vespertino das 12h até as 18h
O sistema de Tempo Integral do Colégio Nossa das Neves permite as famílias deixarem suas crianças durante todo o dia na escola, em um espaço físico amplo, seguro e confortável no contraturno escolar. Nesse serviço privilegiamos uma rotina dinâmica planejada para que sejam atendidas suas necessidades cognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras por meio de atividades lúdicas e esportivas. O acompanhamento integral das nossas crianças, dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais qualificados, os quais atuam nas áreas consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento integral. Nossa Rotina:
Oferecemos três refeições diárias: almoço, lanche da tarde e jantar.
A alimentação é oferecida por nutricionista, que elabora um cardápio semanalmente diversificado. Além disso, é realizada avaliação nutricional de cada criança;
Dispomos de espaço de descanso, necessário para o relaxamento da criança e otimização das atividades;
Acompanhamento pedagógico realizado por professora especialista. As crianças realizam as atividades de casa e retomada de conteúdos trabalhados em sala de aula;
Orientações de higiene pessoal adequada e bons hábitos em todas as suas ações
Oferecemos atividade esportiva de natação, realizada 2 vezes por semana
Oferecemos também: Informática, Expressão artística, Vivências de arte, Musicalização, Horta, Educação nutricional, Atividades lúdicas e recreativas.
Nutricionista Aline Carolina Santos Projeto “Saúde é o que interessa” está voltado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar, uma vez que tais hábitos devem ser solidificados na infância. O projeto, tem como objetivo avaliar o estado nutricional, bem como a qualidade nutricional dos alimentos industrializados presentes nas lancheiras dos alunos da Educação Infantil, diagnosticando assim, crianças com riscos nutricionais. Projeto “De olho no desperdício”, em tempos de preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, o cenário atual é de uma produção de alimentos em escala gigantesca, desperdício descontrolado, e milhares de pessoas passando fome, torna-se uma contradição o aumento do índice de desperdício, surgindo uma urgente necessidade de conscientizar, principalmente as crianças sobre a importância de não desperdiçar e utilizar partes do alimento que normalmente são desprezadas pela população, tais como, cascas, talos, folhas e sementes, que possuem alto valor nutricional. Diante dessa realidade, o projeto objetiva estimular práticas sustentáveis entre as crianças da Educação Infantil, desenvolver a preocupação com o ambiente, enfatizar a importância do aproveitamento integral dos alimentos, como também o reaproveitamento dos mesmos.
Serviço de Psicologia Nadja Valesca de Medeiros O profissional deste serviço é um dos responsáveis por promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a conscientização e eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, que possam ser geradas pelo contexto em que vive o sujeito, aliado as suas dificuldades singulares. A atuação do psicólogo deverá ser fundamentada na responsabilidade social, análise crítica, histórica e social de cada realidade, seja ela individual ou coletiva. Na Educação Infantil, este profissional atua por meio de observação, análise e intervenção, segundo as necessidades que se apresentem no processo de adaptação escolar, bem como ao longo do processo educativo da criança. Promove escuta e orientações às famílias, além de trabalhar de forma alinhada com a perspectiva pedagógica.
Odontopediatra Priscila Alencar Contempla atividades educativas de promoção e motivação aos hábitos saudáveis de saúde bucal. Com os objetivos de prevenção da cárie e doença periodontal e que as próprias crianças sejam multiplicadoras das informações partilhadas na escola em seu meio social. As atividades são planejadas de acordo com a fase de desenvolvimento das nossas crianças. Ações desenvolvidas:
A proposta é estruturada por meio de grupos de acordo com os níveis do ensino; planejamento alicerçado aos projetos do ensino regular focando nas artes, brincadeiras direcionadas e não direcionadas, teatro, musicalização e apoio pedagógico.
Cheguei no Neves em 2016, mas é como se eu estudasse há muitos anos. Aqui todo mundo é família.
No Neves, fixei minhas raízes e aprendi a alçar vôos. O próximo é a universidade. Levarei os ensinamentos aprendidos em toda minha trajetória e olharei para o meu eterno Colégio com garra, orgulho e a mesma paixão de sempre
O Neves é a minha segunda casa, assim como as quadras de vôlei. Sou grata ao treinador Eugênio Anselmo por acreditar em meu potencial no esporte.
Matricular meu filho João Pedro Lira no Neves foi o melhor investimento que fiz. Uma escola de excelência. Estou muito feliz em fazer parte da família Neves.
Sou muito grato ao Colégio das Neves por acolher tão bem meus filhos. Eles são atletas da escola e mostram crescimento como ser humano.
Ter uma turminha só de meninas em 2017 marcou minha trajetória no Neves.
Aqui vivi e vivo muitas histórias, transformações. Já fiz muitas amizades, conheci pessoas maravilhosas, que foram e são até hoje importantes em minha vida. O Neves representa para mim o começo da vida profissional, da formação da minha família. Ao Neves, devo toda a gratidão, por ter contribuído com a formação acadêmica e religiosa dos meus filhos, por acreditar em meu potencial profissional.
O Neves é a minha paixão. É um privilégio estudar em uma escola que carrega tanta tradiç
Quando criança, sempre tive vontade de estudar no Neves. Hoje me realizo duplamente em ver meu filho e minha esposa respirando o universo desta escola como aluno e professora, respectivamente.
Adoro o Neves o nível de ensino e o jeito que essa escola nos acolhe. Já fui líder de turma, agora quero ser do CCE-MANA! Aqui os alunos tem voz e opinião! A escola nos escuta.